Limpeza do ar condicionado durante a pandemia do Coronavírus


Classificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como pandemia, o surto de transmissão do Novo Coronavírus (o Covid-19) assusta e causa grande alarde em todo o planeta. Mas, em meio a tantas informações (ainda) desencontradas quanto à doença, é importante manter a calma. Mais do que isso, é necessário recorrer ao conhecimento, aos instrumentos e às técnicas de que já dispomos para enfrentar a situação com máxima assertividade e eficiência. Enquanto os pesquisadores da área médica se debruçam em busca de soluções e respostas, nós da área de refrigeração tentamos dar nossa contribuição visando a menor disseminação do vírus e um maior conforte aos nossos clientes.

Segundo os estudos mais recentes, o Covid-19 é capaz de persistir vivo por até nove dias em superfícies de metal, vidro ou plástico – tais como maçanetas, corrimãos, torneiras, interruptores de luz. nos equipamentos de ar condicionado e etc.

É sabido que a necessidade de ambientes climatizados se tornou imprescindível para o funcionamento de diversos segmentos de atuação como hospitais, supermercados, farmácias, datacenters, entre tantos outros de cunho comercial. O uso de sistemas de climatização contribui para saúde, produtividade e garantia dos processos realizados em determinados ambientes, sendo assim,  indispensável no dia a dia da sociedade. Ambientes com equipamentos de ar condicionado sem a devida manutenção preventiva (limpeza) contribuem para disseminação do Corona Virus e outras doenças infecto contagiosas. Para entendermos melhor a importância da manutenção nos ambientes climatizados, é necessário entender alguns pontos do funcionamento e dos problemas que isso pode gerar.

Quatro itens são determinantes para que se garanta a qualidade do ar a ser respirado:

Renovação do Ar – ação que garante a ventilação e circulação do ar, além da diluição do ar no interior do ambiente, desta forma não permitindo a concentração de poluentes, fator que provoca agravos à saúde dos ocupantes;

Filtragem – ação que tem por objetivo reter partículas e micro gotículas, que podem carregar poluentes ou microrganismos como o COVID-19;

Controle de temperatura e umidade – fatores de necessidade física que contribuem com a saúde das pessoas, assim como, também podem inibir a proliferação de determinados organismos como o COVID 19;

Monitoramento da qualidade do ar –   manter o nível de CO2 (dióxido de carbono) dentro dos índices determinados para ambientes é uma das formas de garantia da qualidade do ar respirado em ambientes.


Neste contexto, intensificar serviços de manutenção preventiva (limpeza) é uma das ações que visa garantir a segurança das pessoas. Isso se torna mais importante levando em conta que em 2018 foi aprovada a Lei 13.589 referente ao PMOC do ar condicionado que apresenta parâmetros para a Qualidade do Ar, determinados pela Resolução do Ministério da Saúde, onde o dono do local precisa assegura que o ar que respirado no ambiente climatizado e fechado está adequado às necessidades das pessoas que circulam. Por isso a importância da verificação de todos os sistemas de renovação e tomada de ar externo, de maneira que estejam limpas, operacionais, com vazões adequadas, filtros de ar em boas condições, bandejas de condensado limpas e com boa drenagem, ventiladores e serpentinas limpos, e em bom estado.

Outro ponto que indiretamente nos prejudica no combate a Covid-19 é que no equipamento sujo acumula fungos, ácaros, vírus e bactérias que podem gerar problema respiratórios como rinite, sinusite, asma, bronquite. Esses problemas respiratórios combinados com a contaminação da Covid-19, contribuem para deterioração das vias respiratórias e queda na imunidade. Ou seja, seu equipamento de ar condicionado precisa estar limpo durante essa pandemia.

A manutenção e limpeza deve ser mantida sob todos os aspectos, sejam ambientes em uso ou não, a periodicidade deve ser definida de acordo com as necessidades e os processos mantidos conforme determinados. Recomenda-se que sejam contratados profissionais habilitados para execução dos serviços. É responsabilidade social que as informações corretas sobre as ações benéficas para a Sociedade circulem para o bem-estar de todos!

Fique por dentro

Das Novidades Sobre Ar-condicionados
Visite o Blog

Cadastra - se

Receba novidades, ofertas e cupons